O ovo é um alimento querido por muitos, devido aos seus benefícios para a saúde e seu alto valor biológico. Além disso, é extremamente diverso e pode ser preparado de inúmeras formas: cozido, frito, mexido, quente, poché, etc. 

Como todos sabemos, o ovo é rico em colesterol – e durante muito tempo foi considerado maléfico por isso. Contudo, esse nível de colesterol só tende a aumentar caso haja o consumo excessivo de gorduras saturadas que acompanham o preparo do ingrediente (como é o caso da manteiga), já que a lecitina reduz a absorção de colesterol. Além disso, a gema é rica em triptofano e tirosina, que atuam como antioxidantes.

Portanto, a forma mais saudável de consumir esse alimento é a cozida, pois o indivíduo estará ingerindo a proteína sem aumentar o aporte calórico e lipídico. Contudo, caso você prefira ovo frito ou mexido, opte por frigideiras antiaderentes e azeite extravirgem.

Ressaltamos que o ovo deve ser sempre bem cozido, para evitar o risco de salmonella. Evite lavá-los antes do preparo, pois há uma película de proteção na casca contra microrganismos. 

Quer conhecer mais sobre os ovos? Acompanhe a gente nas redes sociais e veja mais conteúdos como esse!