O ovo foi considerado há um tempo como um dos grandes vilões da dieta, devido ao alto teor de gordura e colesterol. 

Entretanto, estudos comprovaram que não há diferença no risco relativo de doenças cardiovasculares entre indivíduos que consomem menos de um ovo por semana e indivíduos que consomem mais de um ovo por dia. Além disso, de 20 a 30% do colesterol sérico (do sangue) vem da alimentação, sendo o restante proveniente da síntese do próprio organismo.

O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduz o colesterol bom (HDL). Atualmente, o ovo deixou de ser vilão e passou a ser considerado um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias que beneficiam a saúde.

Propriedades

  • Rico em proteína (albumina), uma proteína de alto valor biológico, presente na clara, podendo ser substituto das carnes, frango e peixe na alimentação;
  • Rico em vitaminas (colina, ácido fólico, riboflavina, vitaminas A, K, E, B6, B 12). A colina presente na gema, por exemplo, contribui para o processo de memória do cérebro;
  • Rico em minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro). O zinco e o selênio são importantes antioxidantes que contribuem para evitar o acúmulo de radicais livres no nosso organismo.

Cuidados

  • Alguns cuidados devem ser tomados com o ovo, desde a sua compra até o armazenamento, pois este alimento pode ser transmissor de Salmonella (bactéria que pode causar sérios danos à saúde).
  • Ao comprar o produto, é importante verificar a data de validade na embalagem e os dados do fabricante. Ovos com a casca quebrada ou suja não devem ser comprados ou consumidos.
  • Quanto ao armazenamento, este deve ser feito em local limpo e em recipiente fechado, dentro da geladeira. Deve-se lembrar de eliminar a embalagem original do produto.
  • Os ovos não devem ser lavados antes do armazenamento, pois a casca do ovo é porosa e a bactéria pode penetrar rapidamente. Estes devem ser lavados apenas antes do uso.

Fonte: Governo do Estado da Bahia