Como todos já sabem, o ovo é um alimento de grande valor nutritivo, recomendado como alimento para uma dieta variada e equilibrada.

Os ovos contêm quantidades apreciáveis de vitaminas e minerais, destacando as vitaminas A, D, E, e do grupo B. Entre os minerais predominam o ferro, fósforo, zinco e selênio.

No período de desenvolvimento de crianças e adolescentes, o ovo é um alimento ainda mais essencial . Nestas idades, o medo do colesterol conduz, às vezes, a restrições de alimentos como o ovo, o que pode ser causa de desequilíbrios na nutrição, crescimento e saúde.

Nas pessoas de idade avançada, o nível de colesterol no sangue tem mais importância, no ponto de vista cardiovascular. Uma dieta restritiva pode desembocar em carências de proteínas, vitaminas e minerais. O ovo pode ser um alimento de alto valor nutritivo, favorecendo o estado nutricional e a saúde dos idosos. Além disso, a colina do ovo age diretamente na função mental dos idosos que têm níveis insuficientes de acetilcolina.

O nível de colesterol de uma pessoa não é consequência do consumo de um alimento concreto, mas sim, de sua dieta total, além de outros fatores. As medidas restritivas na dieta, devido aos prejuízos em torno do colesterol do ovo, podem levar à deficiência.

Os produtores concordam que é preciso ter cuidados. O ovo é um alimento saudável, principalmente se produzido em granjas comerciais, em condições adequadas de higiene e controle sanitário.