Eles são pequenos, mas possuem um grande impacto na saúde e economia mundial! A avicultura é um dos componentes mais importantes do agribusiness nacional e internacional. O desenvolvimento da avicultura é o símbolo do crescimento e da modernização do agronegócio no Brasil. Isso porque a atividade avícola reúne em sua estrutura funcional três importantes elementos do capitalismo em sua configuração atual: tecnologia de ponta, eficiência na produção e diversificação no consumo.

Durante toda história do Brasil, sempre existiu uma avicultura tradicional e familiar, conhecida popularmente como produção de frango “caipira”. Em geral, as propriedades produziam carne e ovos para consumo próprio, comercializando os excedentes quando possível. No início do século passado surgiram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais as primeiras tentativas visando melhorar tecnologicamente a atividade.  A integração, modelo largamente utilizado em todo o país, surgiu em Santa Catarina, no início dos anos 1960.

Antes desta época, em São Paulo, a atividade era desenvolvida de forma independente, na qual os granjeiros adquiriam os insumos no mercado, engordavam as aves e vendiam-nas para um frigorífico abatê-las. Mudanças no estilo de vida da sociedade fizeram com que a indústria se adaptasse às novas necessidades e preferências dos consumidores em termos de preços e qualidade. Deste modo, novos mercados foram conquistados com a colocação de produtos mais elaborados.

O ovo é um dos alimentos preferidos dos brasileiros e está presente em inúmeras receitas. Além de ocupar pouco espaço nos armazenamentos dos lares e restaurantes e de se manter fresco por bastante tempo, é um alimento economicamente acessível e bastante nutritivo. Este produto é um aliado da alimentação saudável, pois é uma fonte de proteínas e apresenta altos níveis de vitaminas do complexo B, antioxidantes e minerais.